
Laudo de Vistoria Cautelar de Vizinhança
Este serviço documenta tecnicamente as condições dos imóveis vizinhos antes do início da obra. O objetivo é prevenir conflitos, reclamações indevidas e prejuízos ao longo da execução. Você inicia a obra com mais segurança, clareza sobre o entorno e respaldo técnico para conduzir o empreendimento com menor risco jurídico e operacional.
Geralmente as construtoras contratam este tipo de serviço quando vão iniciar uma obra ou empreendimento novo, mas também pode ser contratado por proprietários de imóveis que são vizinhos a uma obra e que desejam se respaldar do risco de danos ao seu imóvel.
O Laudo de Vistoria Cautelar de Vizinhança é um serviço estratégico para quem deseja proteger seu empreendimento de conflitos e prejuízos futuros. Realizamos uma análise detalhada dos imóveis confrontantes, registrando todas as condições atuais, como fissuras, infiltrações, degradação de materiais ou qualquer característica que possa gerar impacto na sua obra. A vistoria cautelar permite ter uma visão clara e documentada da situação, fornecendo segurança jurídica e técnica para suas decisões de obra, planejamento e relacionamento com vizinhos. Quem contrata tem mais tranquilidade e confiança, porque sabe que está amparado por informações técnicas que poucos profissionais conseguem oferecer, e este tipo de Laudo é uma das nossas especialidades.
Riscos que você corre por não fazer o Laudo de Vistoria Cautelar de Vizinhança:
Sem sombra de dúvidas, a decisão de não fazer um Laudo de vistoria cautelar de vizinhança pode te colocar em situações arriscadas tais como:
Fazer escolhas erradas em obra por falta de dados técnicos;
Iniciar uma obra sem saber como está o entorno, é como caminhar vendado por um lugar desconhecido.
Colocar a obra ou o empreendimento em risco.
Ter que arcar com prejuízos no imóvel vizinho por reclamações infundadas.
Danificar algum imóvel vizinho por falta de dados técnicos.
Aqueles que constroem de maneira técnica e profissional não abrem mão de ter acesso a dados técnicos como os que são revelados em um Laudo de vistoria Cautelar de vizinhança, porque são informações extremamente relevantes para a tomada de decisão de obra, decisões como escolha de tipo de fundação, cuidados a serem tomados, áreas mais vulneráveis e tantas outras igualmente importantes.
Segurança e clareza na condução da obra
No Laudo de Vistoria Cautelar de Vizinhança nós documentamos tecnicamente cada um dos imóveis vizinhos antes do início da obra. O objetivo é prevenir conflitos, reclamações indevidas e prejuízos ao longo da execução. Você inicia a obra com mais segurança, clareza sobre o entorno e tem respaldo técnico para conduzir o empreendimento com menor risco jurídico e operacional.
Proporciona um melhor relacionamento com a vizinhança imediata;
Evita processos judiciais;
Evita prejuízos;
Traz respaldo técnico;
Traz conhecimento da situação real dos imóveis vizinhos para tomada de decisões de obra
Age de maneira certa e segura desde o início da obra;
Evita danificar os imóveis vizinhos por falta de informações.
Vistoria cautelar de vizinhança não é só tirar foto do imóvel vizinho?
Dúvidas frequentes:
Absolutamente não. O levantamento fotográfico faz parte do Laudo de Vistoria cautelar de vizinhança, mas é fundamental que estas fotografias sejam traduzidas em informações técnicas, senão, você corre o risco de ter um mero "BOOK" do imóvel vizinho. Aqui na Laís Maia Engenharia cada Laudo de vistoria cautelar de vizinhança tem o seu Parecer Técnico, que é onde contém as informações mais importantes para sua tomada de decisão, com base nos levantamentos feitos no momento da vistoria.
É obrigatório fazer o Laudo de Vistoria Cautelar de vizinhança?
Sim, NBR 12.722/1992 estabelece a Vistoria Preliminar ou vistoria cautelar de vizinhança como um serviço técnico obrigatório nos estudos preliminares de uma obra.
Quem precisa fazer o Laudo de vistoria cautelar de vizinhança?
Geralmente este serviço é contratado por quem vai iniciar a obra nova, mas, caso não seja feito, o proprietário de um imóvel vizinho a uma obra tem a liberdade de contratar por sua conta o Laudo de vistoria do seu imóvel para se resguardar.
Precisa ser um engenheiro para fazer o Laudo de vistoria cautelar de vizinhança?
Precisa ser profissional legalmente habilitado, neste caso, um(a) engenheiro(a) civil ou arquiteto(a).
Solicite uma proposta:
Atendimentos em Patos de Minas e região.

